Cavaco Silva veio ao Nordeste Transmontano para promover a região

A visita do Presidente da Republica a Trás-os-Montes no passado fim-de-semana foi marcada pelas questões ambientais das áreas protegidas e pela preocupação com uma espécie em particular: o Homem que nela habita.

Os autarcas de Vila Real, Alfândega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, tiveram oportunidade de expor as suas lutas e reivindicações, conquistas e limitações e apresentaram ao chefe da nação o melhor cartão de visita de Trás –os Montes, a beleza das suas terras e das suas gentes, bem como a qualidade dos produtos locais.

Em Mogadouro, no seu discurso, Cavaco Silva não deixou de salientar a sua satisfação nesta visita, ainda que este concelho seja o concelho do distrito de Bragança que não tem oportunidade de esquecer por razões familiares (a ligação de um membro da sua família a Castro Vicente), mas esta sua segunda visita ao distrito de Bragança serve para lembrar ao país estas gentes, a beleza destas terras, a qualidade dos produtos como a amêndoa, as castanha, o azeite e a cereja.

Esta visita, segundo Cavaco Silva, permitiu também constatar “que apesar de tudo Trás-os-Montes está a mudar e está cada vez mas perto da Europa, desta Europa de que fazemos parte, uma Europa rica”.

O Presidente da Republica mostrou-se satisfeito “ com o trabalho quase heróico” dos autarcas mas que apesar de todo o esforço não está ainda terminado. Apoiou as grandes preocupações dos transmontanos no que diz respeito à educação e à cultura, tendo também reiterado a necessidade da melhoria das acessibilidades e das ligações com Espanha, bem como da criação de postos de trabalho susceptíveis de promoverem a fixação dos jovens na região.

Em Mogadouro, Cavaco Silva visitou a Exposição Trindade Coelho, patente na vila nordestina no ano em que se comemora o centenário da sua morte, tendo ainda presenciado a actuação do grupo de pauliteiras de Vale Certo.

Este artigo está complementado com o som das declarações de Cavaco Silva em suporte mp3.


Enviar um comentário