No fim-de-semana de 27 e 28 de Março os sabores de Alfândega vão estar em destaque nas cartas de 6 restaurantes do concelho. O Município de Alfândega da Fé em conjunto com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte vai promover o fim-de-semana gastronómico. Sob a marca “portoenorte.come” esta estratégia de promoção integrada da região norte chega ao concelho transmontano com um menu onde produtos típicos estão em destaque. Para iniciar a refeição a proposta passa por uma tartelete de alheira de Alfândega da Fé, seguida de Espeto de Vitela Grelhada com Feijoada de Enchidos e Arroz Branco. Num concelho onde a cereja e a castanha têm qualidade inigualável, nada melhor do que “fechar” a refeição com um Pudim de Castanha com Gelado de Cereja. Um menu para promover a gastronomia local e aguçar o apetite aos apreciadores da cozinha tradicional, criado pelo Chefe Marco Gomes.
O Município de Alfândega da Fé respondeu, assim ao desafio lançado pela Turismo do Porto e Norte. Recordese que a esta iniciativa, que se prolonga até Maio, aderiram 60 concelhos da região. Uma acção concertada que em Alfândega da Fé tem como espaços aderentes o Hotel & SPAAlfândega da Fé, a Churrasqueira Morais e os Restaurantes O Bairral, Cantinho de S. Francisco, Garfo e Trovisco.
Este fim-de-semana gastronómico surge aliado a outra iniciativa que o Município está a promover. Trata-se do Mercadinho Flor da Amêndoa. Um espaço de compra e degustação, que quer divulgar a gastronomia e produtos típicos de Alfândega da Fé, durante o período da Amendoeiras em Flor. Numa altura em que o concelho é visitado por inúmeros turistas, o Mercadinho Flor da Amêndoa veio suprir uma das necessidades há muito sentidas : a falta de um local para venda e degustação de produtos locais. Uma iniciativa pensada para promover os produtos terras de alfândega, mas também para dinamizar a economia local. O facto é que o Mercadinho tem vindo a revelar-se um sucesso. O espaço contíguo ao Posto de Turismo tornou-se ponto de paragem obrigatório principalmente para as excursões que visitam o concelho nesta época. Contabilizando somente os grupos organizados a afluência média por fim-de-semana é de mais de 400 visitantes, o que perfaz cerca de 2000 mil visitantes nestes primeiros 4 fins-de-semana. Números que se traduzem num ganho extra para os produtores locais, que conseguem assim escoar o azeite, o queijo, mel, enchidos , mas também os tradicionais barquinhos e rochedos de Alfândega da Fé.
Ajuntar a tudo isto menus confeccionados pela Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela , que reinventam os sabores tradicionais e que podem ser provados neste Mercadinho da Flor da Amêndoa.
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