A população de Palaçoulo, freguesia do concelho de Miranda do Douro, mobiliza-se este ano mais uma vez no próximo dia 15 para um dia de trabalho comunitário.

Os habitantes da aldeia unem-se à volta de um objectivo comum, que é o da limpeza de arruamntos e caminhos agrícolas. Esta é uma iniciativa comunitária cujas raizes mergulham numa arreigada ancestralidade, consistindo numa acção com evidentes repercussões positivas para toda a comunidade.

Para Manuel Gonçalves, presidente da junta de freguesia de Palçoulo, “este é um dia importante para a população, pois é nesta altura que tem a oportunidade de arranjar os caminhos de acesso às propriedades agrícolas”.

O autarca referiu que esta tradição “ é o seguimento de uma prática antiga que era realizada por altura do Carnaval”.

A adesão da população de Palaçoulo é maciça, chegando a juntar-se mão de obra abundante e mais de 40 tratores na realização daquilo que Manuel Gionçalves designa como “um bem comunitário”.

Mas o dia de “Ida a Caminhos” é sobretudo de convívio e de confraternização entre todos os habitantes da aldeia nordestina.

A juventude também não fica indiferente a este dia de convívio comunitário, participando activamente num trabalho cívico que acaba por transformar-se num apreciado momento de festa e convivialidade entre todos os que nele participam.

Depois de um Inverno rigoroso, a Autarquia de Miranda do Douro também se disponibilizou para ajudar e pôs ao serviço da junta de freguesia algum equipamento para apoiar nesta tarefa de limpeza de arruamentos e caminhos rurais da aldeia de Palaçoulo.

Enviar um comentário