O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) inverteu neste ano lectivo a tendência generalizada de falta de alunos com que se tem vindo a debater a maioria dos estabelecimentos de ensino superior do país.

A afluência de candidatos a este pólo de ensino politécnico, contrariou mesmo as previsões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que se viu obrigado a abrir vagas adicionais para dar resposta à adesão dos novos candidatos ao IPB.

Em comunicado, o presidente deste estabelecimento de ensino superior, Sobrinho Teixeira, afirma que o IPB "ultrapassou em 1200 alunos a previsão de entradas feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tornando-se no maior instituto politécnico do interior do país", noticiou a agência Lusa.

O Politécnico de Bragança contabiliza actualmente 6100 alunos no conjunto das cinco unidades de ensino que o integram: Escola de Saúde, Educação, Agrária e duas de Tecnologia e Gestão.

Uma das mais procuradas é a Escola Superior de Tecnologia e Gestão que está sedeada em Mirandela, integrando actualmente mais de um milhar de alunos, número que a transforma na " maior escola desconcentrada do país", sublinha Sobrinho Teixeira.

Para este acréscimo da procura do IPB em muito contribuiu a reinscrição de bacharéis que pretendem obter o grau de licenciatura e de mestrado dentro dos novos planos de estudos que surgem no âmbito de Processo de Bolonha.

Outro dos factores apontados para o significativo acréscimo de candidaturas este ano realizadas no Instituto Politécnico de Bragança, diz respeito ao novo regime de acesso ao ensino superior, que permite que qualquer pessoa com uma idade superior a 23 anos e com quaisquer habilitações literárias inferiores ao 12º ano tenha a possibilidade de se candidatar e de poder ingressar no ensino universitário.

Enviar um comentário