Não há surto de tuberculose em Abreiro, pequena aldeia do concelho de Mirandela com 182 habitantes. Esta garantia foi dada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que esteve envolvida numa acção de rastreio da tuberculose feito no início desta semana à população da aldeia.

O departamento de Saúde Pública da ARS Norte emitiu uma nota informativa onde se refere que “de acordo com os dados disponíveis nesta data, a situação em Abreiro não configura a ocorrência de um surto de tuberculose".

O caso de um possível surto de tuberculose foi tornado público pela própria população da aldeia nordestina e desde essa altura tornou-se num caso mediático que tem constituído assunto de notícia juntos dos órgãos de comunicação social regionais e nacionais.

A aldeia é a que apresenta maiores incidências de tuberculose no Distrito de Bragança, e além do caso detectado este ano num homem que actualmente está hospitalizado, no ano transacto foram diagnosticados duas outras situações de indivíduos portadores do bacilo Mycobacterium tuberculosis.

Para já a ARS Norte pede confiança e a colaboração à população nas medidas que venham a ser implementadas pelos serviços de saúde e garante que não há surto de tuberculose em Abreiro.

Enviar um comentário