Esta é uma reunião que tem uma periodicidade de dez anos e que se divide entre Portugal e Espanha. Este ano coube a Zamora e Miranda do Douro realizar esta que é a IV Reunião Ibérica subordinada ao tema, Pastagens – Fonte Natural de Energia.
De referir que este é um encontro científico promovido pela Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens e pela Sociedade Espanhola para el Estudio de los Pastos.
Ao longo dos três dias vão ser apresentados 86 trabalhos científicos repartidos pelas quatro Sessões Temáticas, Biologia e Ecologia, Produção Vegetal, Produção Animal, Silvopastorícia e Economia, decorrendo as duas primeiras Sessões em Zamora e as duas últimas em Miranda do Douro. Conta-se com a presença de 120 participantes entre congressistas e convidados.
Segundo a organização “trata-se de um evento perfeitamente justificado e enquadrado na região, atendendo à importância da produção animal, principalmente de bovinos e ovinos, e das correspondentes culturas (pastagens e forragens) que os suportam”. Acrescentando, ainda que esta “é uma forma de partilhar conhecimento entre regiões ibéricas com diferentes potencialidades agro ecológicas, e daí a importante contribuição destes eventos para o futuro desenvolvimento destes sectores produtivos”, termina.
Enviar um comentário