Cerca de 600 pessoas de todo o País estiveram presente no Encontro Nacional dos Trabalhadores dos Transportes Urbanos que teve lugar no passado dia 12 de Junho em Bragança.

Realizado no âmbito das Comemorações dos 25 anos do Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (STUB), o evento pretendeu levar a uma reflexão, entre os administradores das entidades e associações de trabalhadores, sobre a problemática, actualidade e futuro dos transportes urbanos.

Do programa constou um passeio pela Cidade de Bragança, seguido de uma Eucaristia na Igreja de Santa Maria e do hastear de bandeiras. Depois do almoço – convívio, os participantes foram conhecer dois dos espaços culturais mais emblemáticos da região: o Museu Militar e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

A par do Encontro Nacional dos Trabalhadores dos Transportes Urbanos, as Comemorações dos 25 anos do STUB integrarão, também, a realização de um workshop, subordinado ao tema “Transportes públicos em zonas rurais que futuro?”, a realizar no dia 21 de Setembro de 2010.

A Câmara Municipal de Bragança prevê, ainda, o lançamento de uma publicação sobre os 25 anos do STUB, bem como a implementação de uma aplicação informática que permitirá a consulta dos horários deste serviço para telemóveis. A realização de um estudo sobre os transportes públicos no concelho e a sua evolução é outra das metas propostas pela Autarquia.

Um pouco dos 25 anos do STUB

A funcionar desde Abril de 1985, o STUB foi criado para fazer frente às necessidades dos passageiros do concelho de Bragança, de modo a proporcionar-lhes melhores condições e maior mobilidade, associadas a mais conforto e segurança.

Inicialmente, este serviço abrangia, apenas, o perímetro urbano da Cidade através de quatro linhas. Contudo, em muito pouco tempo expandiu-se para fora dos limites de Bragança, sendo que, em 1987, chega às aldeias de Samil, São Pedro de Serracenos, Alfaião, Mosca, Nogueira, Sarzeda, Rebordãos, Castro de Avelãs, Gostei, Castanheira, Formil, Grandais, Lagomar e Quinta da Seara.

Ainda nesse mesmo ano, e devido à elevada afluência e procura por parte dos utilizadores, é disponibilizada uma nova linha “interna” na Cidade.
Em 1996, e depois do abandono de alguns percursos rurais por parte da empresa Rodonorte, três novas linhas são introduzidas, começando o STUB a abranger, também, Rio de Onor, Portelo, Terroso, Gondesende e Castrelos.

A actualidade do STUB

Actualmente, este serviço integra 18 veículos, dos quais três são eléctricos, com uma idade média de dez anos e com capacidade para 914 utentes (389 lugares sentados e 552 de pé).

Com 12 linhas rurais e quatro urbanas, que abrangem grande parte da Cidade de Bragança e quase toda a área ocidental do concelho, o STUB percorreu, no ano de 2009, 465.437 quilómetros e transportou cerca de 311 mil passageiros.
O serviço conta com a colaboração de 24 motoristas, um técnico superior de Transportes, um encarregado de movimento, um revisor e três administrativos.

O futuro do STUB

Devido aos níveis de satisfação dos utentes, avaliada como sendo muito acima do aceitável, e do aumento da utilização por parte da população concelhia, a tendência é para que o STUB aumente a sua área de actuação.

Enviar um comentário