Será que o Douro está na moda? Pelo menos assim parece, a avaliar pelo crescente interesse dos grandes meios de comunicação social do mundo. A região do Alto Douro Vinhateiro tem-se imposto durante este ano de 2010 como um verdadeiro caso de sucesso na imprensa estrangeira.

Prestigiadas publicações espanholas, norte-americanas e chinesas têm dedicado ao Douro páginas de elogiosas descrições. De uma forma geral, os jornalistas que vieram em serviço destas publicações com milhões de leitores, renderam-se aos encantos da paisagem cultural evolutiva e viva, classificada com Património Mundial pela UNESCO.

A National Geographic Traveler, por exemplo, num trabalho publicado nos finais do ano transacto, colocou o Vale do Douro na sétima posição do ranking mundial dos 133 melhores destinos de turismo sustentável.

Aqui ao lado, o jornal El País, um meio de comunicação social de referência da língua espanhola, colocou em destaque na sua revista “El Viajero” o Vale do Douro. O artigo saiu no passado mês de Março e faz o seu enfoque na enologia e no Vinho do Porto.

A imprensa chinesa também não fica indiferente ao “fenómeno” Douro, enaltecendo num artigo intitulado “Visiting Douro Valley in Spring” as qualidade da gastronomia, hotelaria, cruzeiros e quintas vinhateiras.

Mais recentemente, em 26 de Maio, a secção de viagens do jornal New York Times efectuou uma longa reportagem sobre o Porto e o Vale do Douro. O jornalista Frank Bruni, especialista em temáticas de turismo, viagens e gastronomia não poupa elogios à paisagem vinhateira.

Bruni sublinha também as qualidades gastronómicas dos duriense, a qualidade dos produtos e, sobretudo, os preços "muito interessantes" que são praticados por um serviço de luxo.

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