O processo de classificação da linha do Tua teve ontem oficialmente início com a publicação da abertura do procedimento em Diário da República, anunciou o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).

A dirigente do PEV, Manuela Cunha, é a primeira subscritora do movimento que desencadeou este processo para a classificação da ferrovia transmontana como Monumento de Interesse Nacional e para travar a construção da barragem de Foz Tua, que vai submergir parte da linha.

A dirigente dos “Verdes” acredita que esta classificação poderá ajudar a impedir o licenciamento da construção do aproveitamento hidroeléctrico, lembrando que desde ontem a linha entrou em vias de classificação como Monumento Nacional, estando legalmente protegida por decreto, o que obriga à suspensão de todas as obras e licenças que até ao momento foram concedidas.

No entanto, a Ministra da Cultura reitera a sua posição, avisando que a classificação da linha ferroviária do Tua não vai interferir com a construção da barragem.

Manuela Cunha também deixa o aviso de que PEV recorrerá para o tribunal até esgotar todas as hipóteses legais que impeçam o licenciamento da barragem.

Enviar um comentário