É já amanhã, 3 de Outubro de 2005, que a região do nordeste português se encontrará na rota de um eclipse anular do Sol .
O fenómeno terá o seu ponto privilegiado de observação na vila de Argozelo, concelho de Vimioso, onde desde a passada sexta-feira se sente uma movimentação de especialistas e apaixonados pela astronomia.
O Nordeste transmontano situar-se-á no centro de uma faixa de observação com a largura máxima de 138 quilómetros e caso os céu se apresente pouco nublado ou limpo o fenómenos poderá ser presenciado em toda a sua plenitude.
Nessa altura, cujo clímax será atingido às 9.53 (hora de Portugal Continental) a Lua colocar-se-á em frente ao Sol, sem que contudo o chegue a ocultar completamente.
No máximo do eclipse, ver-se-á um anel luminoso a rodear o disco negro da Lua.
O último eclipse anular testemunhado em Portugal Continental deu-se em 1912 e o próximo terá lugar em 2028.
Esta será, sem dúvida, uma oportunidade a não perder, mas cuidado, porque a observação de um fenómeno desta natureza tem regras de segurança que não devem ser esquecidas:
1 – Nunca olhe directamente para o sol, a fixação do olhar no Sol acarreta a queima da retina que poderá ser irreversível!
2 – A observação do eclipse deverá ser efectuada com óculos especialmente concebidos para o efeito e homologados pelas autoridades sanitárias.
3 - Independentemente da marca ou qualidade das lentes, não utilize óculos escuros vulgares.
4 - Rejeite totalmente soluções populares, mas perigosas, como o uso de radiografias, películas fotográficas ou vidros escuros.
5 -Tenha em atenção que, mesmo com grande parte do disco solar ocultado, a quantidade de radiação que chega aos olhos do observador é sempre suficiente para provocar danos.
6 - Se utilizar binóculos, telescópios ou câmaras, empregue filtros apropriados, devidamente acoplados à objectiva ou à extremidade do tubo óptico que recebe a luz, e nunca entre os olhos e as oculares.
7 - Uma opção mais segura consiste em projectar a imagem do Sol numa superfície branca, o que também permite efectuar observações colectivas. Em lojas especializadas poderão ser adquiridos solarscopes (também designados venuscopes), dispositivos de observação solar por projecção, especialmente adequados a contextos didácticos.
NN[02-10-2005]

Enviar um comentário