É a primeira delegação a ser instalada no país e vai ficar em Mirandela. Trata-se de um departamento da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que dá trabalho a 17 pessoas, podendo no futuro o número dos postos de trabalho vir a ser aumentado.
Esta é uma espécie de resposta do actual executivo de José Sócrates às preocupações e protestos desencadeados pelo presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, que considerou a abertura desta delegação como “um bom sinal".
A delegação da ASAE fica instalada na Quinta do Valongo, em Mirandela, num edifício da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, e actuará em quatro distritos, Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.A ASAE resulta da fusão da Inspecção-Geral das Actividades Económicas e da Agência para a Segurança Alimentar, ficando agora distribuída por cinco direcções regionais com sedes em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro, e quatro delegações autónomas distribuídas pelas cidades de Mirandela, Braga, Santarém e Castelo Branco.
A ASAE actuará com funções fiscalizadoras na área alimentar e não alimentar.
Segundo e edil de Mirandela, José Silvano, a instalação da ASAE na Quinta do Valongo abre novas perspectivas de desenvolvimento, uma vez que o serviço poderá equacionar a possibilidade de instalação de um pólo da Universidade Católica, na área das biotecnologias, na cidade do Tua.
Contudo, José Silvano continua expectante e só ficará “realmente satisfeito” quando receber garantias do governo que nenhum serviço vai ser encerrado no Nordeste Transmontano, afirma.
[14-02-2006] NN

Enviar um comentário