Como forma de assegurar a prevenção e controlo integrados de poluição, o DL nº 194/2000, de 21 de Agosto, define o esquema de atribuição de uma licença ambiental às instalações industriais.

Na sequência do pedido de Licença Ambiental, efectuado em Fevereiro de 2007, a Resíduos do Nordeste, conseguiu a obtenção da Licença Ambiental para o
Aterro Sanitário de Urjais , situado no concelho de Mirandela.

A licença ambiental estabelece, entre outros aspectos, as medidas destinadas a evitar ou, se tal não for possível, a reduzir as emissões para o ar, a água e o solo, a produção de resíduos e a poluição sonora.

Concluído que está todo processo de licenciamento ambiental, o aterro Sanitário da região do Nordeste transmontano cumpre toda a legislação nacional e comunitária em vigor, assumindo o compromisso de adoptar as medidas preventivas adequadas ao combate à poluição, informou ao notícias do Nordeste fonte daquela empresa.

O aterro sanitário de Urjais (Terra Quente) recebe os resíduos e lixos produzidos nos doze concelhos do Nordeste Transmontano e também do concelho vizinho de Vila Nova de Foz Côa.

Este aterro sanitário foi já notícia pela gestão racional que faz do lixo produzido na região, tendo sido constituída uma empresa, a Nordeste Energias, que aproveita o gás obtido naturalmente a partir depositado neste aterro sanitário.

Esta iniciativa representa um bom exemplo da valorização de recursos, preservação do ambiente, bem como a obtenção de algumas contrapartidas financeiras para os municípios.

Enviar um comentário