No passado dia 31 de Maio o primeiro-ministro, José Sócrates, presidiu à cerimónia da adjudicação do contrato de concessão do Túnel do Marão no local onde termina o IP4.
O troço, que vai ligar Amarante e Vila Real em cerca de 32 quilómetros, e inclui um túnel de 6,7 quilómetros que atravessa toda a serra, vai ser construído por um consórcio liderado pela Somague e é o primeiro de oito troços lançados pelo governo do Partido Socialista, num total de 1.650 quilómetros de auto-estrada.
Esta obra emblemática está ligada à auto-estrada Transmontana, cuja adjudicação está prevista para Setembro deste ano e vai ligar Vila Real e Bragança. As duas auto-estradas deverão estar concluídas em 2012.
A “auto-estrada transmontana”, em que o contrato de exploração vai ser durante três décadas, e que terá portagens para os utentes, nos sítios onde existam outras alternativas, vai custar 350 milhões de euros, sendo que as obras vão ter início em 2009, e a sua conclusão está prevista para 2012.
Durante a cerimónia, da assinatura com o consórcio liderado pela SOMAGUE, José Sócrates, além de considerar que esta obra era “um acto de justiça e solidariedade” e que promovia a “igualdade territorial”, também afirmou que “estamos a dar às pessoas de Trás-os-Montes as mesmas condições e as mesmas oportunidades que todo o território nacional que já tem auto-estradas”.
O primeiro-ministro disse também que as novas vias iriam reduzir a sinistralidade em quase metade e classificou este investimento como um “acto de justiça e solidariedade”.
O deputado do grupo parlamentar do PSD, Ricardo Martins, um dos grandes reivindicadores desta obra, disse se tratava uma via estruturante para o distrito, além de que iria reduzir a sinistralidade no IP4.
O túnel que vai atravessar a Serra do Marão vai ser o maior da Península Ibérica, segundo uma fonte da SOMAGUE.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real não esteve presente nesta cerimónia, nem se fez representar.
O troço, que vai ligar Amarante e Vila Real em cerca de 32 quilómetros, e inclui um túnel de 6,7 quilómetros que atravessa toda a serra, vai ser construído por um consórcio liderado pela Somague e é o primeiro de oito troços lançados pelo governo do Partido Socialista, num total de 1.650 quilómetros de auto-estrada.
Esta obra emblemática está ligada à auto-estrada Transmontana, cuja adjudicação está prevista para Setembro deste ano e vai ligar Vila Real e Bragança. As duas auto-estradas deverão estar concluídas em 2012.
A “auto-estrada transmontana”, em que o contrato de exploração vai ser durante três décadas, e que terá portagens para os utentes, nos sítios onde existam outras alternativas, vai custar 350 milhões de euros, sendo que as obras vão ter início em 2009, e a sua conclusão está prevista para 2012.
Durante a cerimónia, da assinatura com o consórcio liderado pela SOMAGUE, José Sócrates, além de considerar que esta obra era “um acto de justiça e solidariedade” e que promovia a “igualdade territorial”, também afirmou que “estamos a dar às pessoas de Trás-os-Montes as mesmas condições e as mesmas oportunidades que todo o território nacional que já tem auto-estradas”.
O primeiro-ministro disse também que as novas vias iriam reduzir a sinistralidade em quase metade e classificou este investimento como um “acto de justiça e solidariedade”.
O deputado do grupo parlamentar do PSD, Ricardo Martins, um dos grandes reivindicadores desta obra, disse se tratava uma via estruturante para o distrito, além de que iria reduzir a sinistralidade no IP4.
O túnel que vai atravessar a Serra do Marão vai ser o maior da Península Ibérica, segundo uma fonte da SOMAGUE.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real não esteve presente nesta cerimónia, nem se fez representar.
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