Apesar do tempo incerto que se fez sentir há umas semanas atrás, o verão este ano entrou com temperaturas muito altas.

O Instituto de meteorologia avisa que os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Vila Real estão sob o aviso Amarelo.

Em Beja os termómetros podem chegar aos 40 graus Celsius, em Bragança aos 35, em Castelo Branco aos 38, em Portalegre aos 37, em Setúbal também aos 37 e em Vila Real aos 36 graus.

Nos casos de aviso Amarelo ou Laranja devido a temperaturas elevadas, a Direcção Geral de Saúde aconselha os cidadãos, nomeadamente as crianças, os idosos, os acamados e as que vivem pessoas isoladas, a terem cuidados especiais com o calor, evitando esforços físicos e a exposição directa ao Sol entre as 11:00 e as 16:00.

Passar algumas horas diárias num ambiente fresco e beber mais líquidos (excluindo bebidas alcoólicas, gaseificadas e açucaradas) são outros dos conselhos da Direcção Geral de Saúde.

O Instituto de Meteorologia emite uma escala de avisos que vai do Verde (o menos preocupante) ao Vermelho (o mais grave), passando pelo Amarelo e pelo Laranja, que já exigem algumas cautelas, quer em termos de risco de incêndio, quer no que respeita à saúde pública.

Enviar um comentário