A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes tem de 78 milhões de euros para investir em 2010.

Este montante já está contratualizado no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) devendo os investimentos incidir nos sistemas de abastecimento de água, em projectos tendentes a melhorar a qualidade de vida, na área social, no sistema viário, no ambiente, nos centros históricos, entre outros.

A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes é composta por 15 municípios dos distritos de Vila Real e Bragança, actualmente liderada por Fernando Campos, presidente da Câmara Municipal de Boticas. A presidência desta comunidade é rotativa sendo ocupada por ordem alfabética por cada um dos presidentes de câmara que a integram.

Segundo o actual presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, este montante de 78 milhões de euros tem que ser bem gerido para criar investimentos com repercussões económicas no tecido social da região. O objectivo, refere, é "fixar a população, promover o desenvolvimento económico, criar melhores condições de vida e apostar na acção e assistência social, nomeadamente aos idosos”.

Fernando Campos anunciou também publicamente o seu empenho para fundir as duas comunidades que actualmente integram o território de Trás-os-Montes e Alto Douro: a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes e a Comunidade Intermunicipal do Douro.
“Tudo farei para que esta união se concretize”, disse.

Segundo o actual presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes esta fusão seria de grande importância, uma vez que geraria maior coesão regional, maior capacidade negocial dos fundos comunitários e maior reivindicação junto do Governo.

Enviar um comentário