Carrazeda de Ansiães inaugurou no passado Domingo, dia 17 de Junho, o único moinho de vento a funcionar na região de Trás-os-Montes.

Numa terra de moinhos de rodízio, vulgarmente conhecidos por “moinhos de água”, a estrutura agora aberta ao público constitui uma raridade no panorama regional o que levou muitos carrazedenses a querer testemunhar este acontecimento em primeira mão.

Pouco passava das 18.00 horas quando foi oficialmente aberta a porta pelo presidente da autarquia José Luís Correia que salientou que esta é mais uma aposta do município na valorização do património cultural do concelho. “É um dos motivos de atractividade para o concelho, além de que é o único moinho do género a funcionar em Trás-os-Montes”, salientou o edil.

A população acorreu curiosa ao interior do moinho tendo sido surpreendida pela complexidade do engenho que capta a acção do vento e a utiliza para transformar o grão de trigo ou centeio em farinha.

Todos se mostraram agradados com a beleza simples desta estrutura, localizada num local estratégico, à entrada da Carrazeda, e comentavam que a sua recuperação vai fazer aumentar o número de turistas que anualmente visitam a vila.

A arqueóloga da autarquia, Isabel Lopes, afirma que não há memória desta infra-estrutura funcionar, mas há documentos que atestam que foi erguido em 1900, a mando de Damião Gonçalves Neves.

As visitas ao moinho de vento de Carrazeda de Ansiães podem ser efectuadas através de marcação no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe, ou pelos números de telefone 278 610 200 ou 913875116.

Enviar um comentário