Amanhã, dia 17 de Junho pelas 18 horas, vai ser inaugurado em Carrazeda de Ansiães o único moinho de vento a funcionar na região de Trás-os-Montes.

O moinho de vento de Carrazeda de Ansiães foi construído no início do séc. XX, tendo funcionado durante cerca de uma década. Posteriormente foi abandonado pelo seu proprietário entrando num processo de ruína até que a autarquia no início deste ano o reabilitou.


Esta estrutura é um dos raros exemplos de moinhos de vento existentes em Trás-os-Montes, estando associada no concelho de Carrazeda de Ansiães e território limítrofe outras quatro estruturas, também elas todas em situação de ruína.


A estrutura agora recuperada é tipologicamente caracterizada por apresentar uma torre em alvenaria de pedra fixa, capelo rotativo e tracção interior por meio de sarilho.


O facto de se tratar de um moinho onde a movimentação do capelo é efectuado por meio de sarilho torna esta estrutura ainda mais interessante uma vez que estes exemplares são praticamente inexistentes no interior norte do país, sendo sobretudo característicos do sul de Portugal.

Enviar um comentário