A tradição agrícola associada ao fabrico do pão é recriada no próximo dia 15 em Morais. As gentes da aldeia e visitantes arregaçam as mangas e reúnem-se neste trabalho comunitário da cegada, transporte e malha do cereal.

São recriados os dias da segada, que misturavam um trabalho físico desgastante, iniciado ao nascer do sol, com um ambiente de confraternização e de cantorias.

Homens e mulheres, munidos de foice colocam-se ao trabalho, bem animados pelas tradicionais cantilenas. Ceifa feita, é hora do almoço no campo, bem regado pelo vinho  da colheita do ano anterior.

Segue-se o transporte do cereal para a eira, recorrendo-se à força dos animais, cujos carros bem carregados, lançam um ruído que percorre toda a aldeia. Na eira, pela tarde, o trabalho não é menos exigente: a força e o jeito são indispensáveis para a malha do cereal que depois é ensacado.

A iniciativa é da Junta de Freguesia local e da Associação AMMOR que, com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, pelo sétimo ano consecutivo recorda esta tradição.

Programa:
07h00 - Ceifa dos Cereais e transporte para a Eira
09h00 - Almoço no Campo
15h30 – Atuação do Grupo de Bombos de Limãos
16h30 - Malha
17h30 – Merenda

Enviar um comentário