Arrancou hoje a vigésima Sétima edição da Feira do Fumeiro de Vinhais. Este ano a organização alargou até 130 o número de produtores/expositores de fumeiro com a garantia de qualidade. Entre estes expositores contam-se cinco indústrias e vinte cozinhas regionais.

O fumeiro exposto neste certame é confeccionado a partir de porcos da raça bisara que são criados no concelho e na região circundante a Vinhais.

“Salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos, são os produtos que se podem encontrar no Pavilhão do Fumeiro, todos eles com marca de Certificação atribuída pela União Europeia, como Indicação Geográfica Protegida (IGP)”.

Dentro do âmbito da feira será também apresentado ao púbico a edição de um livro de receitas de fumeiro que ensina como devem ser confeccionados os enchidos.

Do programa da edição deste ano da Feira do Fumeiro de Vinhais “consta também uma Exposição de Artesanato” onde será exposto o trabalho dos artesãos que trabalham e vivem no concelho.

Patente ao público estará ainda uma exposição de máquinas e equipamentos agrícolas.

Além do fumeiro tradicional do concelho de Vinhais, o visitante que durante este fim-de-semana decidir ir até esta vila nordestina poderá encontrar um conjunto de tasquinhas e restaurantes tradicionais que proporcionarão uma excelente possibilidade para degustar a gastronomia local.

Os quatro dias da feira serão também animados por inúmeros espectáculos de música portuguesa.

Na edição de 2006, a Feira do Fumeiro de Vinhais foi visitada por cerca de 70.000 pessoas, número que a transforma no maior evento do género realizado no nosso país.

Enviar um comentário