Segundo fonte da Agência Lusa, o Ministério das Obras Públicas lançou na passada semana o concurso público internacional de concessão do Túnel do Marão, inserido na auto-estrada 4 (A4), para ligar Amarante e Vila Real.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Obras Públicas, que informou que as propostas devem ser entregues até Junho deste ano. O túnel vai ter aproximadamente seis quilómetros.
As candidaturas devem ser entregues na EP até às 16h00 de 26 de Junho de 2007, tendo o acto público de abertura das propostas lugar na sede daquela empresa às 10 Horas do dia 27 de Junho. O anúncio público do concurso internacional de concessão do Túnel do Marão foi ontem enviado para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia.
Este concurso público vai ser publicado na imprensa, decorrendo na dependência do Ministro das Obras Públicas e dirigido pela EP – Estradas de Portugal, e foi lançado com um ano de atraso relativamente ao calendário inicial apresentado pelo Governo.
O Governo anunciou em Abril a construção da auto-estrada que vai ligar Amarante a Bragança, servindo de alternativa ao IP4, cujo traçado tem contribuído para o elevado número de acidentes de viação registados desde a sua inauguração. A nova auto-estrada, com cerca de 165 quilómetros, deverá estar concluída ao fim de seis anos. Esta construção, está incluída no Plano de Acessibilidades e Mobilidade em Trás-os-Montes e Alto Douro, em que estabelecia que o primeiro lanço, entre Amarante e Vila Real, seria lançado durante o mês de Maio em regime de concessão com portagem real, com a designação de Concessão do Túnel do Marão.
A concessão tem por objecto a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação, com cobrança de portagem aos utentes do lanço Amarante/Vila Real com a extensão aproximada de 30 quilómetros. Neste lanço de auto-estrada está incluído a manutenção e o alargamento do troço entre o Nó de Geraldes e o Nó de Padronelo, onde não haverá portagem ao tráfego local, e o troço tem a extensão de mais ou menos quatro quilómetros. Este projecto contempla também a construção do túnel do Marão, com aproximadamente 6 quilómetros.
Aquando da execução do calendário para o Túnel do Marão, referia ser necessário um ano e meio para a fase de concurso, entre Maio 2006 a Outubro 2007. Nove meses para o projecto de execução e três anos para a construção, prevendo-se a conclusão em Agosto de 2011.
Deputados do PSD, nomeadamente Ricardo Martins, Adão Silva e Jorge Costa entregaram três requerimentos na Assembleia da República, e pediram também esclarecimentos em plenário relativamente ao atraso de cerca de um ano. Os deputados sociais-democratas pediram também explicações ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o atraso de cerca de um ano no lançamento do concurso do Túnel do Marão.
A construção desta auto-estrada (A4) é reivindicada pelas populações transmontanas há já bastante tempo.
De salientar que já perderam a vida no IP4, 250 pessoas desde 1993.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Obras Públicas, que informou que as propostas devem ser entregues até Junho deste ano. O túnel vai ter aproximadamente seis quilómetros.
As candidaturas devem ser entregues na EP até às 16h00 de 26 de Junho de 2007, tendo o acto público de abertura das propostas lugar na sede daquela empresa às 10 Horas do dia 27 de Junho. O anúncio público do concurso internacional de concessão do Túnel do Marão foi ontem enviado para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia.
Este concurso público vai ser publicado na imprensa, decorrendo na dependência do Ministro das Obras Públicas e dirigido pela EP – Estradas de Portugal, e foi lançado com um ano de atraso relativamente ao calendário inicial apresentado pelo Governo.
O Governo anunciou em Abril a construção da auto-estrada que vai ligar Amarante a Bragança, servindo de alternativa ao IP4, cujo traçado tem contribuído para o elevado número de acidentes de viação registados desde a sua inauguração. A nova auto-estrada, com cerca de 165 quilómetros, deverá estar concluída ao fim de seis anos. Esta construção, está incluída no Plano de Acessibilidades e Mobilidade em Trás-os-Montes e Alto Douro, em que estabelecia que o primeiro lanço, entre Amarante e Vila Real, seria lançado durante o mês de Maio em regime de concessão com portagem real, com a designação de Concessão do Túnel do Marão.
A concessão tem por objecto a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação, com cobrança de portagem aos utentes do lanço Amarante/Vila Real com a extensão aproximada de 30 quilómetros. Neste lanço de auto-estrada está incluído a manutenção e o alargamento do troço entre o Nó de Geraldes e o Nó de Padronelo, onde não haverá portagem ao tráfego local, e o troço tem a extensão de mais ou menos quatro quilómetros. Este projecto contempla também a construção do túnel do Marão, com aproximadamente 6 quilómetros.
Aquando da execução do calendário para o Túnel do Marão, referia ser necessário um ano e meio para a fase de concurso, entre Maio 2006 a Outubro 2007. Nove meses para o projecto de execução e três anos para a construção, prevendo-se a conclusão em Agosto de 2011.
Deputados do PSD, nomeadamente Ricardo Martins, Adão Silva e Jorge Costa entregaram três requerimentos na Assembleia da República, e pediram também esclarecimentos em plenário relativamente ao atraso de cerca de um ano. Os deputados sociais-democratas pediram também explicações ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o atraso de cerca de um ano no lançamento do concurso do Túnel do Marão.
A construção desta auto-estrada (A4) é reivindicada pelas populações transmontanas há já bastante tempo.
De salientar que já perderam a vida no IP4, 250 pessoas desde 1993.
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