Das quinze explorações agrícolas portuguesas das regiões de Trás-os-Montes e Entre Douro e Minho que concorreram no "XXVIII Concurso Día Internacional del Agricultor", cuja evento foi organizado no âmbito da Feira Internacional Semana Verde da Galiza, tendo como objectivo o reconhecimento e capacidade dos profissionais deste sector no que concerne à adaptação do mercado, levando a cabo projectos inovadores e integradores, oito concorrentes portugueses foram galardoados, sendo que quatro são do distrito de Bragança e um do distrito de Vila Real.

Na categoria "Iniciativas de associativismo agrário" o "Lagar, Cooperativa dos Olivicultores da Região de Izeda", de Bragança, arrecadou o segundo lugar pela sua valorização dos produtos das explorações olivícolas da zona.

Na categoria "Agricultores relevantes em explorações agrícolas ou florestais" o produtor de amêndoas e azeitonas Manuel Armindo Cristino, também de Bragança arrecadou igualmente o segundo prémio.

Na categoria "Agricultores relevantes em diversificação agrária", a "Quinta do Barracão da Vilariça" no concelho de Vila Flor, recebeu o primeiro prémio. Nesta quinta, as actividades desenvolvidas são o fabrico de azeite e queijos, a criação de ovinos da raça churra da terra quente e o agro turismo.

Na categoria introduzida este ano "Iniciativas de produção, transformação e comercialização de produtos com indicativo de qualidade" a exploração de doces e compotas "Doces da Puri", de Carrazeda de Ansiães também do distrito de Bragança, arrecadou o segundo prémio.

Por ultimo a "Casa Agrícola Algoa-Montenegro", de Valpaços no distrito de Vila Real, cuja produção se centraliza entre o olival, o vinho biológico, bovinos maroneses e porco bísaro, arrecadou igualmente o segundo lugar.

O júri, composto por técnicos das administrações regionais de Galicia, Asturias e Portugal, foram a promoção de iniciativas em zonas desfavorecidas, com grandes dificuldades, a participação dos jovens nos projectos a sua presença no território, a conservação da cultura e do património histórico, o aproveitamento dos recursos regionais, as acções que favoreçam a qualidade das produções e serviços prestados, e a diversificação e introdução de actividades inovadoras.

A entrega dos prémios terá lugar na jornada inaugural da Feria Internacional Semana Verde da Galiza, na próxima quarta-feira dia 13 de Junho.

Enviar um comentário