No inicio do mês em curso, uma equipa de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) obteve o 4º lugar no concurso mundial da Microsoft “Imagine Cup / 2008”, com a apresentação de um projecto inovador na reciclagem de óleos domésticos.

A equipa composta pelos alunos da Licenciatura em Informática, André Sousa, Marco Barbosa e José Faria, e por uma aluna de Engenharia Ambiental e de Recursos Naturais, Martinha Rocha, foi Coordenada pelo Prof. João Barroso, docente do Departamento de Engenharias da UTAD.

“Smart Containers”, assim se chama o Projecto da UTAD, foi apresentado no auditório do Carrousel du Louvre, em Paris, onde estavam cerca de mil pessoas e foi até agora o melhor resultado obtido por uma equipa portuguesa.

“Smart Containers”, é na prática um projecto que tem como objectivo encontrar soluções para o problema da recolha de óleos alimentares usados, ou seja, a criação de um receptáculo inteligente de baixo custo que permite às empresas de recolha saber quando o recipiente está pronto a ser recolhido e simultaneamente permitir que o software de gestão central faça automaticamente a monitorização dos recipientes e elabore as rotas de recolha, com a visualização automática dos mesmos num mapa.

De salientar que esta mesma equipa, arrecadou também o quarto lugar na categoria Software Design, num concurso nacional realizado em Maio deste ano, em representação de Portugal. Neste concurso onde estiveram representados 62 países, a equipa portuguesa conseguiu disputar a final com as equipas da China, Brasil, Hungria, Eslováquia e Austrália. Nos três primeiros lugares ficaram, a Austrália, Eslováquia e Hungria, respectivamente.

Enviar um comentário