
Os membros do Comité Territorial, de cuja composição integra, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Jorge Nunes, analisaram, ainda, 18 candidaturas pluriregionais que, além da área de Cooperação do Norte de Portugal e Castilla y León, envolvem outras áreas de cooperação transfronteiriça.
Com a nova programação dos Fundos Europeus (2007-2013), a Cooperação Territorial Europeia passou a ser uma das três prioridades da União Europeia.
Aprovado a 25 de Outubro de 2007 pela Comissão Europeia, o POCTEP visa fomentar o desenvolvimento das regiões fronteiriças entre Espanha e Portugal, estreitando e fortalecendo as ligações económicas e as redes de cooperação actuais.
Assim sendo, este programa tem como objectivo tirar proveito das vastas redes de cooperação já existentes, levando-as a interagir e complementarem-se com outros diferentes sectores e áreas, como o turismo, os serviços sociais, o meio ambiente, a inovação tecnológica, a saúde, a educação ou a cultura.
O POCTEP, que se estrutura em cinco áreas de cooperação da maior fronteira interior da União Europeia, abrange uma superfície total de território de 136.640 Km2, o que corresponde a 23,5 por cento da área Ibérica, integrando uma população superior a cinco milhões de habitantes.
Assim, o Programa compreende as áreas de cooperação de: Galicia/Norte de Portugal, Norte de Portugal/Castilla y León, Centro/Castilla y León, Alentejo/Centro/Extremadura e Alentejo/Algarve/Andalucía.
Enviar um comentário