Apesar de realizada em Lisboa, a cimeira da NATO vai obrigar a rigorosíssimas medidas de segurança que incluem o encerramento de todas as fronteiras terrestres do território nacional.

Entre hoje, terça-feira, e a próxima madrugada de Sábado o espaço Shengen em Portugal vai ser na sua totalidade abolido, de forma a permitir um efectivo controle de entradas e saídas do território português.

Quem tiver marcada uma simples visita a Espanha terá que apresentar o respectivo passaporte às autoridades que durante esses dias efectuarão uma apertada fiscalização nas zonas fronteiriças.

Se as saídas do distrito de Bragança podem ser feitas por qualquer um dos antigos postos fronteiriços, já as entradas serão rigorosamente controladas a partir da fronteira de Quintanilha, onde será montada uma mega operação de vigilância.

Todo o tráfego rodoviário com destino ao Nordeste Transmontano será canalizado para Quintanilha, onde vai ser instalado um posto dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que será coadjuvado por uma equipa constituída por mais de cem soldados da GNR provenientes das unidades de Bragança, Torre de Moncorvo Miranda do Douro, Mirandela e da secção do Trânsito.

O reforço da vigilância será ainda efectuado com o recurso a um helicóptero que patrulhará toda a faixa de fronteira que se desenvolve na região.

Enviar um comentário