O concurso DOUROMEDIA’2010, uma iniciativa da UTAD no âmbito do projecto QREN/ON.2 Portal Douro, que decorreu de 15 de Julho a 15 de Outubro, reuniu o Júri no passado Sábado, 4 de Dezembro de 2010, no Hotel Régua Douro, na cidade de Peso da Régua.

O Júri, composto por especialistas e personalidades de vários quadrantes da sociedade (audiovisual, academia e outras forças vivas do Douro) analisou os trabalhos submetidos, distinguindo os melhores através dos prémios “Douro4U me@douro” (melhor obra multimédia), “C. M. São João da Pesqueira mir@douro” (melhor fotografia), e da atribuição de 2 menções honrosas (DouroIN) a 2 obras multimédia.

Foram submetidos 34 trabalhos, num total de 10 obras multimédia e 121 fotografias. O concurso atraiu concorrentes de diversas idades (incluindo menores) de Norte a Sul de Portugal, bem como de Itália e do Brasil. Durante os três meses do concurso, foram organizadas diversas actividades temáticas que envolveram os concorrentes nos diversos pilares e facetas do Douro (património e cultura, vinho e sabores, turismo, paisagem) com o objectivo de potenciar, de forma inovadora, conteúdos e histórias multimédia a submeter.

Miguel Candeias, da organização do concurso, realçou a inovação sem precedentes que maravilhou todos os participantes, de vários pontos do País, desde as viagens de comboio, barco e autocarro, provas de vinho, visitas às quintas, almoço das vindimas e lagaradas tradicionais.

Os prémios, num valor total de quatro mil e quinhentos euros foram entregues este sábado, dia 18 de Dezembro, numa cerimónia que decorreu na Quinta da Avessada, em Alijó. Neste evento, em que estiveram presentes os concorrentes premiados, os membros do Júri e os patrocinadores e apoiantes do concurso, foram visualizados os trabalhos vencedores:

Prémio DOURO4U me@douro-"Douro - Litoral ao Interior", Victor Carvalho e Filipe Carvalho, de Avintes; Menção Honrosa DouroIN - "Flumen, Fluminis". Davide Vanni, Itália; Menção Honrosa DouroIN "Baco", Afonso de Albuquerque, S. Félix da Marinha; Prémio Câmara Municipal S. João da Pesqueira mir@douro- "Dias de Névoa", Pedro Jeremias, S. Félix da Marinha.

Raul Morais, responsável na UTAD por este projecto, que tem como parceiros o CITMAD, o INESC Porto, a FEUP, a FEP e a Estrutura de Missão Douro, faz um balanço extremamente positivo já que o DOUROMEDIA’2010 permitiu contribuir para a construção da memória colectiva da região Douro em conteúdos multimédia, a serem tornados públicos brevemente através do portal Douro Region.

Enviar um comentário