Ruptura total. O centro de saúde Nº1 de Mirandela pode fechar as portas nos próximos dias devido à falta de funcionários. Não há recursos humanos para qualquer actividade, inclusive para a recolha do lixo.

Esta ruptura completa de funcionamento da unidade de prestação de serviços de saúde pode levar ao seu encerramento já a partir de hoje, segunda-feira. Segundo o delegado de saúde do concelho, não há condições mínimas que permitam manter o centro em funcionamento.

Conforme noticia o Jornal de Notícias (JN) na sua edição electrónica de ontem, “0 alerta foi comunicado pelo coordenador do centro de saúde de Mirandela, Ceriz Rodrigues, ao director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Nordeste, Vítor Alves. Ceriz Rodrigues foi confrontado com um parecer do delegado de saúde do concelho de Mirandela a denunciar que a recente diminuição de efectivos de assistentes operacionais, está a conduzir a uma "progressiva deterioração das condições de higiene e salubridade, pondo em risco a saúde dos utentes e funcionários".

Apesar das dificuldades criadas pela dispensa de pessoal, Vitor Alves, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Nordeste, já assegurou que não vai haver qualquer encerramento daqueles serviços, porque, sublinhou, “vamos disponibilizar funcionários, em regime provisório, para resolver essas lacunas".

Os problemas criados no centro de saúde Nº1 de Mirandela resultam do processo de despedimentos registado na última semana de 2011 nos centros de saúde do distrito de Bragança. Ao todo foram dispensados 179 profissionais que nunca mais viram o seu contrato de trabalho renovado.

Enviar um comentário