O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), João Sobrinho Teixeira, disse esta terça-feira, em Macau, que os alunos do primeiro ciclo do ensino básico desta cidade vão ter aulas de mandarim a partir do ano lectivo de 2013/2014.


"Temos um projecto emblemático para iniciar o mandarim logo na primeira classe, no primeiro ano do ensino básico, para os alunos com seis anos", disse João Sobrinho Teixeira, à margem de um fórum em Macau.

O projecto de ensino da língua chinesa, segundo João Sobrinho Teixeira, vai resultar de uma parceria que envolve o Politécnico, a Câmara Municipal de Bragança, e a Universidade de Pequim em Zhuhai (Beijing Normal University at Zhuhai- BNUZ).

Depois de um período experimental de um mês e meio, a partir de Junho, as aulas de mandarim iniciar-se-ão efectivamente em Setembro, com um professor que será destacado por aquela universidade chinesa para Bragança.

"Esperamos que, com este embrião, Bragança se comece a afirmar como núcleo da cultura chinesa e da língua chinesa, na região do interior de Portugal e na região vizinha com Espanha", sublinhou, ao referir que estão a ser ultimados os detalhes com os parceiros em Zhuhai, região adjacente a Macau.

Antes da deslocação a Macau, João Sobrinho Teixeira esteve na semana passada em Pequim para a celebração de um acordo com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai) - a primeira universidade chinesa a abrir uma licenciatura de português em 1961 - com vista ao intercâmbio e aperfeiçoamento da língua portuguesa dos alunos chineses.

O novo acordo com Bewai deverá elevar o número de universitários chineses em Bragança, actualmente estimados em quase meia centena proveniente das universidades chinesas de Guangdong e de Nanjing, sobretudo dos cursos de português e jornalismo.

Enviar um comentário