A Tod@via - Associação de Fronteira por uma Via Sustentável, criada e integrada por portugueses e espanhóis, vai comemorar no próximo dia 8 de dezembro, em Barca d´Alva, os 125 anos da conclusão da Linha do Douro, o caminho-de-ferro que ligou as cidades do Porto e Salamanca entre 1887 e 1985, sendo nesta última data encerrado o troço entre La Fuente de San Esteban – La Fregeneda / Barca d’Alva e em 1988 o de Barca d’Alva – Pocinho.

O percurso descativado do lado espanhol foi entretanto, no ano de 2000, classificado como Monumento Cultural, o que permite que esta via-férrea continue a unir os habitantes desta região da raia e que poderá tornar-se num verdadeiro motor para gerar riqueza.

“Somos parte da sociedade civil, não partidarizada e, nessa qualidade, convidamos à participação desinteressada tanto dos cidadãos como das instituições locais.” Refere em comunicado a associação Tod@via.

Esta associação apela ainda à participação de todos os habitantes locais nesta atividade cultural, nomeadamente na iniciativa do “beijo das máquinas”, apelando aos eventuais participantes que se desloquem a Barca d´Alva que se façam se acompanhar da bandeira da Autarquia a que pertencem.

O Beijo das máquinas que se realizará na Puente internacional é uma iniciativa simbólica que pretende recriar um ato com 125 anos em que duas locomotivas, uma portuguesa e outra espanhola, se encontraram e tocaram, de frente, no meio da ponte internacional, que se encontrava engalanada com bandeiras dos dois países e que os jornalistas da época descreveram como um “beijo”.

No próximo dia 8 de dezembro, para comemorar o acontecimento, todos os presentes se converterão em passageiros de outros tempos. A associação Tod@via sugere, por isso, que todos os potenciais interessados em comemorar esta efeméride “compareçam envergando trajes do passado, representando a sociedade em geral mas também as várias categorias de ferroviários, ou seja, tanto aqueles que tornaram possível esta infraestrutura, como os habitantes da zona que acompanharam a sua construção e os passageiros que nela viajaram”.

O objetivo é partilhar elementos culturais de um e do outro lado da fronteira, como, por exemplo, a música e a dança.

O grupo de organizadores deste evento define-se como um conjunto de cidadãos, portugueses e espanhóis, que querem “ voltar a apanhar o comboio na estação da Barca d’Alva”.

Programa (sábado, 8 de dezembro de 2012): 
10:30h - Beijo das máquinas (Ponte internacional)
11:00h - Partilhando as nossas músicas (Barca d´Alva)
13:00h - Tempo para merendar
14:30h - Projecção do vídeo "Pessoas e paisagens nas últimas viagens” (Vega de Terrón)
15:30h – Continuação do convívio musical (Vega Terrón)
16:30h – Abraços

Enviar um comentário