A Enoteca Quinta da Avessada, no concelho de Alijó, lança em Maio um novo programa turístico que propõe viagens de avião pela região do Douro, com duração de uma hora, anunciou hoje o responsável pelo projecto.
Luís Barros referiu que a grande novidade desta época turística é o programa 'Douro visto do céu', que terá partida do aeródromo de Vila Real, com passagem por Resende e «subida» a Vila Nova de Foz Côa.
O passeio terá a duração de uma hora e pretende revelar uma perspectiva diferente da mais antiga região demarcada do Mundo, dos seus vinhedos em socalcos, do rio, das aldeias, vilas e cidades ou dos seus monumentos, acrescentou. De acordo com o mesmo responsável, esta nova actividade ainda está a ser preparada, pelo que ainda não foi definido o preço.
A Enoteca estabeleceu uma parceria com a empresa Aerovip, que actualmente é a responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa.
Para além deste novo programa, a partir deste ano será também possível ir buscar os turistas directamente a Lisboa, nos aviões da Aerovip, para passarem um fim-de-semana no Douro.
Com estes programas, Luís Barros quer desenvolver no Douro o turismo de negócios, que considera ser praticamente inexistente neste território.
«Este ano vamos trabalhar muito com o aeródromo de Vila Real. Eu penso que é uma linha regional muito importante e que não está devidamente divulgada para o turista», salientou o responsável.
Luís Barros anunciou ainda uma parceria com a Pelcor, empresa produtora de artigos de moda em pele de cortiça. «O objectivo é associar, aos vinhos, um produto também muito português: a cortiça», salientou.
A ideia é transformar a Quinta da Avessada numa passerelle para a apresentação das novas colecções da Pelcor. Neste espaço, será também criado um posto de venda destes artigos feitos em pele de cortiça.
Esta é também, segundo Luís Barros, uma forma de combater a sazonalidade que afecta o Douro, já que estas passagens de modelo podem ocorrer no inverno, a época mais baixa para o turismo neste território.
«Sofremos imenso com a sazonalidade e por isso queremos criar novos atractivos», sublinhou.
Este é um problema que, de acordo com aquele responsável, o impossibilita de ter uma equipa profissional assalariada durante todo o ano.
«Tenho que fazer contratos de sete meses, não consigo mais e não me mentalizo disso. Acho que as empresas para serem sustentáveis e saudáveis tinham que ter a sua equipa profissional o ano todo», frisou.
Em 2011, a Enoteca Douro recebeu cerca de 15 mil visitantes, 90 por cento dos quais estrangeiros. O objectivo para 2012 é atingir os 20 mil turistas.
Instalada em Favaios, onde se produz um dos mais conhecidos moscatéis, a Quinta da Avessada está equipada para receber grupos até 150 participantes e propõe um vasto leque de actividades, desde refeições vínicas a jogos relacionados com a vinha e o vinho, vindimas e apanha da azeitona, provas de vinhos e azeites.
É a primeira enoteca interactiva da Europa. Está equipada com um sistema de multimédia e audiovisuais, conjugado com representações etnográficas, que guia o turista pela actividade vitivinícola duriense. @Lusa
Luís Barros referiu que a grande novidade desta época turística é o programa 'Douro visto do céu', que terá partida do aeródromo de Vila Real, com passagem por Resende e «subida» a Vila Nova de Foz Côa.
O passeio terá a duração de uma hora e pretende revelar uma perspectiva diferente da mais antiga região demarcada do Mundo, dos seus vinhedos em socalcos, do rio, das aldeias, vilas e cidades ou dos seus monumentos, acrescentou. De acordo com o mesmo responsável, esta nova actividade ainda está a ser preparada, pelo que ainda não foi definido o preço.
A Enoteca estabeleceu uma parceria com a empresa Aerovip, que actualmente é a responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa.
Para além deste novo programa, a partir deste ano será também possível ir buscar os turistas directamente a Lisboa, nos aviões da Aerovip, para passarem um fim-de-semana no Douro.
Com estes programas, Luís Barros quer desenvolver no Douro o turismo de negócios, que considera ser praticamente inexistente neste território.
«Este ano vamos trabalhar muito com o aeródromo de Vila Real. Eu penso que é uma linha regional muito importante e que não está devidamente divulgada para o turista», salientou o responsável.
Luís Barros anunciou ainda uma parceria com a Pelcor, empresa produtora de artigos de moda em pele de cortiça. «O objectivo é associar, aos vinhos, um produto também muito português: a cortiça», salientou.
A ideia é transformar a Quinta da Avessada numa passerelle para a apresentação das novas colecções da Pelcor. Neste espaço, será também criado um posto de venda destes artigos feitos em pele de cortiça.
Esta é também, segundo Luís Barros, uma forma de combater a sazonalidade que afecta o Douro, já que estas passagens de modelo podem ocorrer no inverno, a época mais baixa para o turismo neste território.
«Sofremos imenso com a sazonalidade e por isso queremos criar novos atractivos», sublinhou.
Este é um problema que, de acordo com aquele responsável, o impossibilita de ter uma equipa profissional assalariada durante todo o ano.
«Tenho que fazer contratos de sete meses, não consigo mais e não me mentalizo disso. Acho que as empresas para serem sustentáveis e saudáveis tinham que ter a sua equipa profissional o ano todo», frisou.
Em 2011, a Enoteca Douro recebeu cerca de 15 mil visitantes, 90 por cento dos quais estrangeiros. O objectivo para 2012 é atingir os 20 mil turistas.
Instalada em Favaios, onde se produz um dos mais conhecidos moscatéis, a Quinta da Avessada está equipada para receber grupos até 150 participantes e propõe um vasto leque de actividades, desde refeições vínicas a jogos relacionados com a vinha e o vinho, vindimas e apanha da azeitona, provas de vinhos e azeites.
É a primeira enoteca interactiva da Europa. Está equipada com um sistema de multimédia e audiovisuais, conjugado com representações etnográficas, que guia o turista pela actividade vitivinícola duriense. @Lusa
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