Pinelo, freguesia do concelho de Vimioso, colocou em curso uma dinâmica de âmbito local para promover a aldeia e a região.
A iniciativa mais recente foi a recuperação do moinho comunitário e de toda a sua zona envolvente, que no futuro irá funcionar como ex-libris desta aldeia nordestina.
O moinho é uma verdadeira jóia da cultura e dos hábitos sociais de Pinelo, pelo que o Presidente da Junta sublinha a sua importância: “as pessoas vão continuar a ter uma estrutura onde podem transformar as suas colheitas de cereais em farinha”.
Tendo em atenção o valor histórico e etnográfico do moinho comunitário de Pinelo, António João Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia, pretende criar uma dinâmica que poderá contribuir para o combate à desertificação de que são alvo as aldeias do concelho de Vimioso, e ao mesmo tempo criar atractivos para que os mais jovens se possam fixar na localidade.
Além da recuperação do moinho comunitário, o programa abrangeu um projecto que se traduziu na requalificação e no arranjo paisagístico do Largo do Tanque e na recuperação da forja comunitária.
As obras foram orçadas em cerca de cem mil euros, tendo sido financiadas em 75% pela CORANE – Associação para o Desenvolvimento da Raia Nordestina. A restante fatia do bolo deste investimento foi assegurada pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Vimioso.
[28-02-2005] L.P
Enviar um comentário