Iniciou-se hoje e prolonga-se até ao próximo domingo a feira dos sabores e saberes da terra de Miranda.
O evento é uma inciativa da Junta de freguesia de Sendim e é apoiada pela câmara municipal de Miranda do Douro e pelas associações culturais Mirai Qu’Alforjas, Lenga-Lenga e Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
O local escolhido para a exposição foi o salão de festa de Sendim onde, durante todo este fim-de-semana, os visitantes têm oportunidade de entrar em contacto com alguns dos produtos, usos e tradições da região mirandesa.
A exposição pretende montar um discurso sobre alguns artefactos laborados a partir dos ofícios tradicionais que ainda se mantêm vivos no planalto.
A expressão máxima dessa tradição será documentada através de algumas representações artesanais, merecendo especial destaque as miniaturas em madeira de alfaias agrícolas, castanholas e ranacalhos, esculturas em madeira, pirogravura, alforjas, sacos, meias , camisolas de lã, tecelagem artesanal de lã e linho, colchas, tapetes, mantas, trabalhos em pardo e surrobeco, capas de honras, casacos, tapetes, mantas, gaitas de foles, flautas, bombos e caixas.
A vertente da gastronomia também não ficou esquecida, havendo uma secção onde o fumeiro, os doces tradicionais, os vinhos e o pão confeccionado em forno caseiro, marcarão presença.
O certame inclui ainda o primeiro concurso de gaitas de foles para jovens gaiteiros. Este concurso é destinado a incentivar todos os jovens com menos de 16 anos que se dedicam à arte de tocar a gaita de foles, contando nesta primeira edição com 11 participações.
L.P [25-02-2005]
Enviar um comentário