Desde que Mirandela, a princesa do Tua, participa no projecto transfronteiriço “Terra Ólea” que o azeite da Terra Quente e o lançamento da revista “ouro Virgem”, já na 2ª edição, têm vindo a ganhar maior visibilidade.
A Câmara Municipal de Mirandela, é o único município, enquanto instituição, Bragança a produzir azeite no Distrito de Bragança.
Os funcionários todos os anos apanham as cerca de cinco toneladas de azeitona oriunda das setecentas e cinquenta oliveiras existentes nos jardins, ruas e avenidas da cidade. Depois de varejadas as oliveiras, a azeitona é encaminhada para os diversos lagares da região e é transformada em azeite.
Seguidamente o azeite é colocado em garrafas de 0,5cl e 0,25cl com o rótulo do município, e as garrafas são posteriormente oferecidas a individualidades que visitam o concelho. “ Esta é uma forma de divulgarmos o azeite produzido na Terra Quente, tanto a nível regional como a nível nacional” afirma Amândio Pires, adjunto do presidente da autarquia Mirandelense.
O Museu da Oliveira e do Azeite é também um projecto já em construção cuja principal aposta é a valorização deste produto transmontano, ao mesmo tempo que se pretende promover actividades e eventos sobre esta temática de forma a evidenciar o potencial turístico da região.
NN[17-01-2006]
Enviar um comentário