Um forte nevão cobriu de branco todo o Nordeste Transmontano.
A neve começou a cair durante a madrugada de ontem e prolongou-se até ao início da noite de Domingo, causando grandes dificuldade de circulação no principal eixo viário que rasga a região transmontana.
Os acessos às principais vilas nordestinas sofreram condicionamentos de trânsito, mas as dificuldades fizeram-se sentir principalmente no IP4, onde a circulação foi cortada e alguns automobilistas ficaram retidos.
Ao meio dia de ontem, havia a informação de cortes nas estradas 315, entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, na nacional 103 que liga Bragança a Vinhais, e na estrada que liga Bragança a Vimioso e ao Planalto Mirandês.
Mais para o final da tarde as ligações tinham sido restabelecidas, mas a protecção civil aconselhava uma elevada prudência a quem tivesse absoluta necessidade de se deslocar na região.
O alerta laranja permanece activado, e apesar de uma pequena melhoria das condições climáticas, o Governador Civil de Bragança alertou os automobilistas para os perigos do gelo.A população, e sobretudo alguns dos automobilista que ficaram imobilizados no IP4, mostrou algum descontentamento pela insuficiência de meios capazes de permitir um rápido desbloquear da situação.
O Distrito de Bragança está equipado com poucos limpa neves, e o que permitiu minorar as dificuldades foi o apoio e a solidariedade dos bombeiros de alguns concelhos do distrito de Vila Real.
A intempérie foi responsável pelo cancelamento do almoço comício de Mário Soares agendado para o início da tarde em Bragança.
NN [16-01-2006]
Enviar um comentário