O parque eólico de Bornes poderá arranca daqui a dois anos.
O final de 2008, início de 2009 será o ano previsto para ser iniciada a produção energética do Parque Eólico de Bornes, que se constituirá por 24 aerogeradores com uma localização distribuída pela cumeada da serra de Bornes, numa extensão total de aproximadamente 8 Km.
O futuro complexo de aerogeradores produzirá 60 Mega Watt de energia limpa que vai ser introduzida no sistema eléctrico público a partir de uma linha eléctrica, com uma extensão total de 30Km., que ligará a Serra de Bornes a uma subestação da EDP já existente no concelho de Mogadouro.
Na Câmara Municipal de Alfândega da Fé deu entrada o pedido de licenciamento para ser iniciada a construção dessa linha aérea de alta tensão, embora o projecto ainda se encontre numa fase de AIA, estando actualmente em consulta pública, prevendo-se para curto prazo a Declaração de Impacto Ambiental.
O Parque Eólico da Serra de Bornes ocupa um território distribuído entre os concelhos de Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros e vai permitir o aproveitamento dos ventos de uma das serras com maiores valores de altitude da região nordestina.
[14-03-2006] NN
Enviar um comentário