Devido à evolução favorável das reservas armazenadas, a Comissão de Gestão de Albufeiras levantou as restrições ao uso de água em alguns locais. A declaração é de Adérito Mendes, director dos serviços de planeamento do Instituto da Água (INAG) ao Jornal de Noticias.

Esta decisão foi tomada no dia 18 deste mês, depois de uma reunião sob o tema de análise da situação geral das reservas de água armazenadas nas albufeiras.

No relatório de 31 de Março, o INAG afirmava que, "após 18 meses (desde 1 de Outubro de 2004), são já muito poucas as regiões em que a quantidade de precipitação acumulada neste período é ainda inferior ao valor médio do ano hidrológico.

Com estas notícias, prevê-se que o resto de ano seja bem mais calmo que o ano transacto.

Embora a Comissão concluísse que esta situação estava normalizada, as albufeiras para abastecimento urbano de Vale Ferreiros no concelho de Torre de Moncorvo, Fonte Longa no concelho de Carrazeda de Ansiães e Peneireiro no concelho de Vila Flor e das albufeiras de fins múltiplos de Roxo e de fim único de Fonte Serne, para o regadio ainda não estão normalizadas. As albufeiras de Campilhas e Meimoa também continuam com algumas restrições à rega.

O director dos serviços de planeamento afirmou ainda que, nos municípios transmontanos onde ainda existem problemas no que concerne o abastecimento de água, estão em andamento planos e medidas para restabelecer a normalidade até ao Verão.

[24-04-2006] NN

Enviar um comentário