A máscara ibérica, tradicional da zona do Nordeste Transmontano e da região de Zamora em Espanha, vai andar de mão em mão por todo o mundo quando alguém quiser adoçar a sua bebida.

Esta iniciativa surge dentro do projecto Máscara Ibérica, em que está previsto o aparecimento de um museu da Máscara em Bragança que será inaugurado no próximo mês e onde será feita a apresentação de uma colecção de pacotes de açúcar do Grupo Delta, projectados num conjunto de 10 saquetas diferentes, em que oito terão máscaras, três da zona de Bragança e outras de Espanha.

A colecção integrará outros aspectos da tradição e vão ser distribuídos por 21 países que em termos de potencial de divulgação pode chegar aos 40 milhões de pessoas.

As máscaras tradicionais já fazem parte de uma colecção de um conjunto de onze selos dos CTT e agora com esta iniciativa da máscara nos pacotes de açúcar do Grupo Delta, a autarquia de Bragança pretende fazer uma divulgação mais alargada.

Nesse sentido foi celebrado um protocolo com a maior empresa europeia de centros comerciais para fazer a divulgação das máscaras nos seus espaços.

Segundo o fotógrafo Hélder Ferreira, além das imagens das máscaras, dos rituais de Inverno associados às Festas dos Rapazes, os pacotes terão inscritos o site do projecto Mascara Ibérica, o que poderá contribuir para uma maior divulgação daquela região. "Ao tomar um café, um cidadão de Nova Iorque pode ter a curiosidade de ver a máscara com mais pormenor e visitar o nosso site e assim entrar em toda a região do Nordeste", afirmou.

Enviar um comentário