O Dia Internacional do Voluntariado (19 de Janeiro) – foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.

E, no sábado passado, numa cerimónia pública realizada na Praça Cavaleiro Ferreira, foi anunciada a profissionalização de bombeiros no distrito de Bragança. O distrito de Bragança é um dos mais ricos a esse nível no país, pois conta com 1400 bombeiros voluntários.

Nesta cerimónia o governador civil enalteceu o voluntariado e anunciou que em 2009 as coisas vão mudar nos bombeiros do distrito, com a criação de um quadro de elementos profissionais.

No que diz respeito à delegação transmontana da Escola Nacional de Bombeiros, Jorge Gomes, apesar de não ter conseguido esconder que iria ficar em Bragança, apenas adiantou que o anúncio oficial vai ser feito dia 2 de Fevereiro, numa deslocação do Ministro da Administração Interna a Bragança.

No que concerne à próxima época de incêndios, o governador civil também revelou que, pela primeira vez, o distrito de Bragança vai dispor de dois Grupos de Intervenção Permanente da GNR.

No seu discurso, Jorge Gomes criticou a ausência de vários comandantes de corporações do distrito nesta cerimónia.

É de salientar que por todo o mundo, há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Enviar um comentário