Durante o próximo mês de Março a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em articulação com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, vai promover um conjunto de acções sobre cuidados alimentares e hábitos de vida saudáveis junto dos macedenses.

À semelhança das actividades decorridas no ano passado, durante o mês de Março a população vai voltar a ter ao seu dispor sessões de aconselhamento dietético, onde pode esclarecer as suas dúvidas sobre cuidados a ter com a alimentação. As sessões decorrerão no Gabinete de Apoio ao Cidadão de Macedo de Cavaleiros nos dias 11, 18, 25 e 30, das 14.00 às 17.00 horas, sendo necessário fazer marcação prévia no local ou através do telefone 278 420420. As sessões de esclarecimento estarão a cargo de duas estagiárias da Licenciatura em Dietética da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Bragança.

Do plano de actividades consta ainda a realização de um Workshop sobre Alimentação Infantil, no dia 26, pelas 18.00 horas, no Centro Cultural, e de um Workshop sobre Alimentação na 3.ª Idade”, no dia 27, às 15.00 horas, no Pólo Comunitário de Edroso.

Paralelamente decorrerão diversas actividades nos jardins-de-infância públicos da cidade e centros de dia do concelho. Alimentação saudável, função e significado das cores dos alimentos e correcta lavagem dos dentes e mãos serão temas a abordar nas actividades lúdicas e educativas a desenvolver com as crianças. Nos centros de dia estarão em destaque a desnutrição, a importância da água para os idosos e a hipertensão arterial. Às cozinheiras e auxiliares de cozinha será dada formação sobre técnicas de confecção, alteração da consistência da dieta e alimentação por sonda.

Na CERCIMAC serão também realizadas iniciativas, nomeadamente através da elaboração de um manual de ementas e de um de boas práticas alimentares e da implementação de planos de higienização para equipamentos. Esta última será também desenvolvida no bar da Câmara Municipal, onde será ainda abordada, entre outras, a questão da conservação alimentar e da lavagem das mãos e suas implicações na contaminação dos alimentos.

Enviar um comentário