Em reunião efectuada na passada sexta-feira no o Governo Civil de Vila Real a CP garantiu a manutenção da Linha do Corgo e afirmou que as obras em curso são para mais 100 anos de vida. A Caminhos-de-ferro Portugueses, EP, procurou acabar com as dúvidas sobre o carácter provisório da suspensão de circulação na Linha do Corgo.

Na reunião estiveram presentes responsáveis do Governo Civil de Vila Real, das Autarquias de Vila Real, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e representantes da CP – Caminhos de Ferro Portugueses, EP.

A CP deu garantias sobre a vontade de manter esta linha ferroviária em actividade, depois de terminados os investimentos de reparação e melhoramento que aí vão ser realizados. O valor das obras ascende os 25 milhões de euros, ou seja, praticamente 1 milhão de euros por quilómetro de linha.

Na próxima terça-feira, dia 31 de Março, A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, vai a Amarante e Vila Real para explicar as razões que levaram ao encerramento das linhas do Tâmega e do Corgo, devendo também apresentar o plano de investimentos para as duas vias.

A Secretaria de Estado dos Transportes divulgou também um comunicado onde explica que durante estes encontros serão expostas "as razões que levaram ao encerramento das linhas".

A responsável dever-se-á fazer acompanhar do Plano de Investimentos da Rede Ferroviária Nacional (REFER) e explicar os projectos futuros para estes dois troços ferroviários.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes o encerramento das vias deveu-se á necessidade de promover "obras de reabilitação, medidas de segurança, tais como, a supressão e automatização de passagens de nível".

Enviar um comentário