Ainda não está clinicamente confirmado, mas suspeita-se que uma criança de 3 anos de idade, oriunda do Estados Unidos, e a passar féria em Vilela do Tâmega, concelho de Chaves, esteja infectada com o vírus H1N1.

O menino apresentou sintomas que levaram os técnicos de saúde a considerá-lo um caso suspeito e depois de ter dado entrada nas urgências do hospital flaviense, foi reencaminhado para o hospital de S. João, no Porto, onde se encontram já técnicos do Instituto Ricardo Jorge para o acompanhamento clínico da criança.

De acordo com fontes hospitalares, a criança apresenta sintomas suspeitos, mas ainda não há confirmação dos resultados dos exames, algo que só deverá acontecer nas próximas horas, refere o Diário de Notícias em informação de última hora.

A criança veio dos estados Unidos, Connecticut, onde os pais estão emigrados, e encontrava-se a passar um período de férias na aldeia de Vilela do Tâmega.

Após diagnosticados os sintomas o menino foi transferido durante a noite para a unidade de doenças infecto-contagiosas do hospital de São João. Todos os técnicos hospitalares que entraram em contacto com o doente estão agora obrigados ao uso de máscaras e à adopção de todas as medidas preventivas previstas para estas situações.

Contudo, o caso não deve provocar quaisquer alarmismos, uma vez que os sintomas apresentados pela gripe normal são muito semelhantes aos da gripe suína ou de outras doenças, como a meningite, por exemplo, que é uma das hipóteses colocada pelos profissionais de saúde para este caso de Chaves.

Por isso, a Direcção Geral de Saúde aconselha calma e contenção na passagem de receitas médicas de Tamiflu, que é considerado o medicamento mais eficaz no tratamento da gripe suína.

Enviar um comentário