No dia em que a República Portuguesa completa 100 anos, em Alfândega da Fé faz-se o elogio ao papel da Mulher na 1ª República. A conferência “A Mulher na República” é o ponto alto das comemorações, num município que pela primeira vez tem à frente dos seus destinos uma mulher. Mas se nas últimas eleições autárquicas Alfândega da Fé fez história ao eleger a primeira mulher Presidente de Câmara do Distrito de Bragança, as mulheres Alfandeguenses também ganham papel de relevo quando se fala da Implementação da República.

Ate à data nunca ninguém se tinha debruçado sobre a importância das figuras femininas do concelho durante este período. O Município desafiou duas historiadoras a investigarem o papel da Mulher Alfandeguense na instauração da 1ª República e alguns factos curiosos vieram a lume, tendo aparecido nomes como o de Áurea Judite Amaral, natural de Alfândega da Fé, ou a existência de alguns indícios que apontam para a possibilidade da Bandeira da República Portuguesa ter sido bordada por 2 Alfandeguenses.

Os Resultado desta investigação vão ser dados a conhecer durante a realização da conferência “A Mulher na República” a cargo da historiadora Fina D'Armada, de Lurdes Graça e de Isabel Vargues.

A conferência tem início marcado para as 15.00h, no Auditório da Casa da Cultura de Alfândega da Fé. Neste 5 de Outubro outras iniciativas vão ter lugar na sede do concelho, tal é o caso da apresentação da peça de Teatro «Breve História da República Portuguesa». Trata-se de uma produção do Teatro Azul - Companhia Profissional, do Teatro Oeste e de A Voz das Ideias que passa em revista a história de Portugal, desde o início da nacionalidade até aos dias de hoje, com especial destaque para os acontecimentos que antecederam a Revolução de 5 de Outubro de 2010.

Para além disso e respondendo ao repto lançado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Banda Municipal de Alfândega da Fé vai também participar nas comemorações oficiais deste dia. Às 10.30h o Hino Nacional vai fazerse ouvir na Vila Transmontana. É que “A Portuguesa” vai ser tocada em Uníssono Nacional e Alfândega da Fé é uma das localidades aderentes a esta iniciativa.

Recorde-se que a sede de concelho já foi palco de outras iniciativas que pretendem celebrar o espírito republicano. A adesão do município às comemorações nacionais do Centenário resultou já na edição de um livro e de um documentário que retratam a forma como a primeira república foi vivida no concelho.

Enviar um comentário