O Grande Auditório do Teatro de Vila Real vai receber no próximo dia 5 de Novembro o seminário “Trás-os-Montes e Alto Douro: que futuro?”.

A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Regional “Douro Life” e congregará mais de duas dezenas de intervenientes ligados a instituições que actuam na região Trás-os-Montes e Alto Douro.

“Trás-os-Montes e Alto Douro continua com os mais baixos índices de desenvolvimento em Portugal e apesar de ser uma região com potencialidades diversificadas e excelência, continua a assistir a uma desertificação galopante. Com os novos investimentos realizados actualmente na Região, com Vinhos que se distinguem mundialmente e com uma forte afirmação dos seus produtos turísticos regionais, urge definir estratégias de desenvolvimento comuns e criar envolvimento com as populações residentes. Trás-os-Montes e Alto Douro tem um passado repleto de uma riqueza prodigiosa e agora todos se questionam: que futuro?”

Esta questão constitui o verdadeiro mote para discutir políticas e estratégias de desenvolvimento local que, segundo alguns especialistas, deverá assentar em sectores como o turismo ou a produção vinícola.

O seminário terá dois painéis principais. Da parte da manhã, a partir da 9h30, estarão em discussão temas como os “Grandes investimentos na Região: que oportunidades?”, e “O Impacto Social dos Novos Investimentos”; da parte da tarde as intervenções incidirão sobre os sectores do Turismo e dos Vinhos com temáticas que pretenderão responder as duas grandes questões: “Os Vinhos do Douro e do Porto – que futuro?” e “O Turismo em Trás-os-Montes e Alto Douro – que futuro?”.

Este seminário tem entrada livre e gratuita devendo contar com a presença do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, na Sessão de Encerramento.

Enviar um comentário