Teve lugar no passado sábado, dia 9, a última actividade dos pilares do Concurso Douromedia2010, uma iniciativa da UTAD que tem marcado, semana após semana, uma posição na mistura inovadora de um concurso de estórias multimédia com a promoção dos vectores endógenos do Douro.

Desta vez foi a Paisagem que constituiu o mote da participação de cerca de 30 pessoas que vieram até à região do douro para recolherem material que terá um futuro tratamento estético para integração neste concurso

Viajando pelas terras de S. João da Pesqueira, cujo Munícipio é apoiante desta actividade e do prémio mir@douro para a melhor fotografia, os concorrentes começaram o seu périplo por uma visita ao centro histórico desta vila. Os concorrentes visitaram também os miradouros de Soutelo do Douro e S. Salvador do Mundo onde se maravilharam com a paisagem duriense.

O almoço foi servido no Cais da Ferradora, uma antiga estação da linha do Douro transformada num restaurante e começou, logo à chegada, com um Porto Rosé Messias, servido bem fresco pela enóloga Ana Urbano.

Depois de um excelente almoço, os concorrentes foram brindados por uma passeio de barco até à barragem da Valeira, permitindo ver o Cachão bem como espécies de várias aves que habitam esta área ainda selvagem.

Uma visita a pé até à aldeia típica de São Xisto permitiu o necessário compasso de espera até todos entrarem no comboio, rumo ao Pinhão, por uma linha que seguramente será uma das mais belas do país.

Miguel Candeias, da organização, faz um balanço muito positivo de todas as actividades assegurando que este concurso é uma iniciativa “ímpar e uma promoção ao Douro, nas vertentes Património e Cultura, Vinho e Sabores, Turismo e Paisagem, completamente
diferente”.

Candeias referiu ainda que “participaram concorrentes de vários pontos do país que se mostraram maravilhados com o que viram, captando material para poder contar as suas estórias multimédia”.

Com data limite de 15 de Outubro, os concorrentes terão agora de preparar e submeter as suas obras. A cerimónia de encerramento e entrega de prémios será brevemente anunciada no sítio do concurso em www.douromedia2010.com.

Enviar um comentário