A aldeia de Constantim, Miranda do Douro, recebeu o segundo Encontro de Tocadores de Flauta Pastoril das terras de Aliste e Miranda, o que proporcionou um convívio comum entre portugueses e espanhóis que habitam naquela zona da raia transmontana.

O evento foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes, tendo-se assistido de imediato a uma conferência inter-regional subordinada ao tema “ Mostra da Cultura Popular Raiana”.

Presentes estiveram vários músicos e alunos dos dois lados da fronteira, tendo-se destacado a presença de Antonio Aureliano Ribeiro, o famosos tocador de gaita de foles que é natural da aldeia de Constantim.

Do lado espanhol veio o conhecido artesão Santiago Tundidor, de Castro de Alcañices, que falou sobre o processo de construção de um tamboril.

Um encontro que proporcionou ainda a troca de experiências e saberes entre artesãos e músicos que executam a música de origem popular que se produz nesta área territorial de Península ibérica.

Presença marcante foi também a de María Méndez Román, que veio de Nuez de Aliste até Constantim para dar a conhecer as canções que aprendeu desde a sua infância. María Méndez Román, já octogenária, falou da experiência da sua vida de pastora e do extenso rol de cantigas que integram a sua memória e que hoje constituem um precioso documento para as recolhas efectuadas por muitos grupos de música tradicional da região de Zamora.

Enviar um comentário