A nova peça do Grupo de Teatro de Morais esteve em ante estreia no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. “O Baú das Memórias”, revive histórias decorridas no período anterior ao 25 de Abril, como a falta de liberdade de expressão, a emigração “a salto” ou os duros tempos das jeiras. São apresentadas numa conversa de avó para neto, mostradas numa televisão gigante que serve de cenário.

As histórias contadas foram vividas por muitos daqueles que agora dão corpo à sua representação. O Grupo de Teatro de Morais é constituído por cerca de duas dezenas de pessoas, a sua maioria já idosos. Nascido através de uma iniciativa da Rede Social de Macedo de Cavaleiros que vem combater a solidão e reunir em convívio várias gerações, o grupo entra em cena com a sua terceira peça, com estreia marcada para
22 de janeiro.

“Baú das Memórias” foi apresentado no encontro dos utentes dos Centros de Dia do concelho de Macedo de Cavaleiros e participantes no Espaço Iniciativa. 150 pessoas marcaram presença nesta iniciativa de Natal que encerrou o ano de actividades.

Os trabalhos realizados nos ateliers de artes plásticas do Espaço Iniciativa, a decorrer em 12 freguesias e 3 instituições do concelho, estiveram em exposição. Telhas, pratos e velas ornamentados através da técnica do guardanapo, sabonetes pintados ou outros objectos decorados com a técnica da casca de ovo foram algumas das obras apresentadas e que foram ali vendidas na tarde de ontem.

Os participantes neste dia de convívio puderam ainda realizar actividades de educação física e expressão musical. Os professores destas áreas também envolvidos no projecto Envelhecer Activo, realizaram uma sessão de ginástica e um período musical em que todos participaram.

Enviar um comentário