Realiza-se no próximo dia 15 de julho, no Instituto Universitário de Mirandela do Piaget - Campus Académico do Nordeste, a Conferência e Workshop em Análise Sensorial: Produtos Fumados de Vinhais.
O concelho de Vinhais possui condições naturais e um clima específico caracterizado por Invernos longos e frios e Verões quentes e curtos, que permitem uma cura perfeita do fumeiro regional.

Como outros factores que determinam a qualidade excepcional do fumeiro de Vinhais podemos considerar: o porco Bísaro, raça autóctone perfeitamente adaptada ao maneio e alimentação tradicional; e a arte na elaboração artesanal que foi sendo transmitida de geração em geração.

Vinhais tem reconhecidos sete Produtos Tradicionais, uma indicação que comprova a reputação, genuinidade e o modo de produção específico destes enchidos.

A análise sensorial é a ciência usada para evocar, medir, analisar e interpretar as reações das características dos alimentos e materiais tal como são percebidas pelos sentidos da visão, olfacto, paladar, tacto e audição. A importância deste tipo de análise é cada vez mais relevante no meio científico e tecnológico associado à área alimentar.

Saber estruturar e conceber fichas de prova adequadas a determinados produtos é fundamental na complementação da caracterização de qualquer produto alimentar.

O objectivo principal desta Conferência e Workshop consiste na aquisição de conhecimentos em análise sensorial, para seleccionar e treinar um painel de avaliação de características sensoriais em produtos como o presunto e o salpicão de Vinhais, produtos produzidos através de métodos ancestrais, que possuem características sápidas e aromáticas inigualáveis, e são sujeitos a um sistema de controlo independente, ao longo de toda a fileira de produção.

Enviar um comentário