A Autoridade de Gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) vai assinar hoje, 20 de Julho, na Câmara Municipal de Vila Real, o contrato de financiamento comunitário que viabiliza a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro (PCT.TMAD), vocacionado para promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico no tecido empresarial da região.

O investimento de 19,3 milhões de Euros, apoiado pelo programa operacional em 15,4
milhões, será concretizado em dois pólos, o Régia-Douro Park (Vila Real) e o Brigantia EcoPark (Bragança), ambos vocacionados para estimular uma aproximação entre o sistema científico e tecnológico, aproveitando recursos disponíveis da UTAD e o Instituto Politécnico de Bragança, e o tecido empresarial em áreas económicas prioritárias da região.

Participarão do acto Manuel Martins, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Carlos Lage, Presidente da CCDR-N, Mário Rui Silva, gestor do ON.2, Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Carlos Sequeira, Reitor da UTAD, e Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, entre outras personalidades.

Em vista está a especialização do Régia-Douro Park nas áreas agro-alimentar, ciências florestais e ciências veterinárias e do Brigantia EcoPark nas áreas da energia, eco-construção e ambiente, partilhando os dois pólos estruturas especializadas em tecnologias da informação e outros serviços.

Tendo em conta a relevância do sector vitivinícola, será também instalado no Régia-Douro Park o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, projecto que aposta na inovação tecnológica e produtiva para o crescimento e internacionalização do sector.

Atendendo às manifestações de interesse demonstradas por empresas, o PCT.TMAD prevê –se que em dez anos sejam criados maisde mil postos de trabalho, cerca de 180 empresas de base tecnológica e de 30 start-ups de alta intensidade tecnológica.

Enviar um comentário