Vai abrir ao trânsito no final da próxima semana o primeiro troço de auto-estrada do distrito de Bragança. Pela primeira vez os transmontanos do distrito de Bragança vão poder circular numa auto-estrada da sua região, mas vão ter que pagar porque este primeiro troço já está equipado com a tecnologia que vai permitir o pagamento de portagens.

O troço portajado são os nove quilómetros de auto-estrada correspondentes à nova variante sul de Bragança que, segundo o director geral da concessionária auto-estradas XXI, Rodrigo de Castro, vai ser pago entre sessenta e cinco cêntimos (veículos ligeiros) e um euro e sessenta e cinco cêntimos (pesados).

Rodrigues de Castro explicou que “o contrato de concessão já previa portagens neste troço devido ao facto de aqui existir como alternativa o actual IP4”, por isso será pago desde o preciso momento em que for inaugurado, garante a cocessionária.

Quem não concorda com esta decisão é o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, que já classificou como "um atentado contra o povo" o pagamento de portagens anunciado para o primeiro troço a abrir na região.

"A população de Bragança não deve aceitar pagar. Qualquer transmontano que tenha orgulho e vontade própria percebe que tem legitimidade e o direito de dizer não", afirmou em declarações à Lusa.
O autarca social-democrata exorta a população a opor-se ao pagamento e a manifestar indignação subscrevendo uma petição que as autarquias do distrito estão a promover a pedir a isenção de portagens.

Enviar um comentário