A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a TAGIS, Centro de Conservação de Borboletas de Portugal, e a Associação Geoparque Terras de Cavaleiros vão inaugurar, no próximo dia 25 de Maio, a Estação de Biodiversidade (E.B.) que se situa junto ao Miradouro de Santa Combinha.

Ao longo do percurso pedestre da E.B. de Santa Combinha, que acompanha em 2,6 km o Trilho Ricardo Magalhães na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, é possível observar 43 espécies de borboletas diurnas das 135 que se conhecem em Portugal Continental.

Além de uma vista privilegiada sobre a Serra de Bornes e a Serra do Cubo com as abundantes manchas de sobreiros e carvalhos, o trabalho de preservação do percurso pedestre e da biodiversidade existente nesta área, possibilita a existência de um número significativo de borboletas diurnas, libelinhas e libélulas, cuja amostragem foi feita ao longo de um ano no âmbito do programa Macedo Natura, financiado ao abrigo do ON2 - O Novo Norte.

A E.B. de Santa Combinha é um ponto de visita adicional para os adeptos do turismo de natureza no concelho de Macedo de Cavaleiros. Localizada numa área de elevada riqueza biológica e paisagística, tem como ponto de partida e chegada no Miradouro de Santa Combinha (GPS – 41º 34’ 19.23’’ N; 6º 53’18.56’’ W), e integra um conjunto de painéis informativos de modo a facilitar a interpretação dos valores naturais existentes. Tem um grau de dificuldade “muito fácil” e uma duração aproximada de 1 hora.

Enviar um comentário