As duas praias fluviais de Macedo de Cavaleiros recebem este ano novamente a Bandeira Azul, de acordo com a avaliação da Associação da Bandeira Azul da Europa conhecida ontem.




Em 2013 é o décimo ano consecutivo em que a Albufeira do Azibo, nomeadamente a Praia da Fraga da Pegada, exibe o galardão, mantendo desta forma o estatuto de praia fluvial mais galardoada do país.

Construída mais recentemente, a Praia da Ribeira uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal, ostentará a Bandeira Azul pelo quarto ano, também de forma consecutiva.

As praias macedenses, reconhecidas também como “praias acessíveis”, são um local privilegiado para muitos que visitam a região transmontana nos meses de maior calor.

Os seus areais, as extensas zonas ajardinadas e a qualidade da água, integradas numa área de natureza protegida, a que se juntam um conjunto de atividades e recursos, como os diversos percursos pedestres, a observação de aves, a prática de canoagem e btt, a Estação de Biodiversidade, os campos de voleibol e futebol de rua, as bancas de leitura, artesanato e produtos regionais, os bares e restaurantes de apoio, os bike-karts e outros, fazem deste um dos destinos mais requisitados do Nordeste Transmontano.

A Bandeira Azul reconhece o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, de segurança e conforto dos utilizadores, a informação e sensibilização ambiental e o comportamento cívico dos banhistas que em muito tem contribuído para a manutenção deste elevado padrão de qualidade.

É também o resultado de um intenso trabalho de preservação ambiental levado a cabo no concelho de Macedo de Cavaleiros, igualmente reconhecido sucessivamente com a Bandeira Verde, galardão de Município Eco XXI.

Enviar um comentário